quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cem Anos de Solidão

Este livro tinha por todo o lado pequenos papelinhos-marcadores inconfundíveis...marcou-o o meu avô enquanto o lia...tenho uma imagem muito nítida dele com este livro na mão...talvez por isso tenha passado por ele inúmeras vezes até ter coragem para lhe pegar...não sei se por medo de não gostar e de não ter essa afinidade com ele...ou por medo de gostar demais e de me sentir ainda mais ligada a quem já não está...
Foi um livro químico... :) o meu avô tinha razão! Uma escrita mágica...como só os sul-americanos conseguem...aquela magia que lhes está entranhada na terra...a magia dos espíritos que habitam as casas e os lugares...sem se poderem conseiderar "fantasmas-europeus"...
Acho que no nosso mundo falta um pouco dessa magia...dessa sensção de que quem gostou de nós vai sempre andar por onde andamos...vai estar sempre em casa à nossa espera...
Conta a história de gerações e gerações de uma família até se extinguir no tempo...uma história de paixões e de guerras e de consequências...
A solidão...para nós europeus...acho que não existe solidão num livro com tanta gente, tanta família...de tão habituados que estamos a viver fechados no nosso mundo...mas é sem dúvida um livro de "somos as memórias que cá deixamos!"
5*s...excepcional!

1 comentário:

  1. Concordo em absoluto!
    Este livro é qualquer coisa de extraordinário...
    Daqueles que se podem ler mil vezes que conseguimos sempre (re)descobrir qualquer coisa nova...

    ResponderEliminar